Política de Gestão

A NOSSA POLÍTICA DE GESTÃO

A Gerência da Transportes Paulo Duarte, ciente da responsabilidade de conduzir uma empresa cujo crescimento sustentável a tem tornado uma referência no setor dos transportes, divulga a Política de Gestão estabelecida em sintonia com o contexto interno e externo e com a estratégia para o negócio de transporte rodoviário nacional e internacional de mercadorias.

 

Este é o compromisso da Gerência e dos colaboradores da TPD, que deve estar presente e visível em todos os processos, pessoas e tomadas de decisão: 

  • Melhorar continuamente o desempenho do Sistema Integrado de Gestão implementado na:

GESTÃO DA QUALIDADE (NP EN ISO 9001:2015), AMBIENTAL (NP EN ISO 14001:2015), DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (ISO 45001:2018), DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA (ISO 39001:2017), DA SEGURANÇA ALIMENTAR (HACCP), GMP+ B4 (Feed Safety Assurance) e SQAS (Safety & Quality Assessment for Sustainability);

  • Atuar respeitando os direitos fundamentais humanos, as leis laborais vigentes e em conformidade com os princípios da não-discriminação, da liberdade de expressão e associação, da ética nos negócios, da livre concorrência e das práticas anticorrupção, fraudes e branqueamento de capitais;
  • Proteger pessoas, bens, mercadorias, dados e tecnologias da informação e comunicação, contra perdas por destruição intencional, furto ou roubo;
  • Satisfazer as necessidades e expectativas das partes interessadas na empresa, e atingir os objetivos estratégicos e táticos definidos;
  • Prestar serviços que, consistentemente, satisfaçam os requisitos dos Clientes, os legais e normativos aplicáveis, as obrigações de conformidade e outros requisitos assumidos, gerando confiança às partes interessadas;
  • Priorizar a segurança e a saúde dos colaboradores, promovendo a sua consulta e participação e visando proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis. Para isso, elimina-se perigos, reduz-se riscos com o objetivo de prevenir lesões e problemas de saúde em todos os momentos e locais onde se desenvolvem atividades. Qualquer tarefa deve ser suspensa, de imediato, caso se verifique que a segurança e saúde estejam seriamente comprometidas.
  • Garantir que os colaboradores, motoristas em particular, adotam atitudes e comportamentos que contribuem para a segurança e prevenção rodoviária, em cumprimento com os requisitos legais e alinhamento com a total proibição de trabalhar sob a influência de álcool ou drogas;
  • Contribuir para a proteção do meio ambiente e prevenção da poluição, apostando em práticas e tecnologias sustentáveis, eliminando ou reduzindo aspetos e impactes ambientais;
  • Garantir o controlo dos pontos críticos da segurança alimentar (humana e animal) dos produtos transportados, eliminando perigos, reduzindo riscos e assegurando a qualidade e segurança do produto;
  • Investir continuamente na informação e formação dos colaboradores, para que tenham as competências necessárias ao desempenho das suas funções;
  • Garantir que as ocorrências indesejadas (não conformidades, reclamações, incidentes, acidentes, derrames, contaminações, …) são investigadas, tratadas e que são implementadas ações apropriadas e eficazes;
  • Promover sempre uma cultura positiva de trabalho em equipa, baseada no respeito, na confiança, na responsabilidade, na prossecução de desafios, na implementação de mudanças e soluções inovadoras que gerem valor e conduzam ao crescimento individual e de grupo.

                                                                                                                                      

José Paulo Duarte, 28 de outubro de 2021

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